Modelo chega em 2023 sendo o mais potente do Brasil
O novo modelo Volvo B510R chega em 2023 ao Brasil, sendo o mais potente da categoria. Ele faz parte de uma linha de chassis recém apresentada na Europa.
“É o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou. Reflete todo o legado de inovação da marca e, mais uma vez, estabelece um novo patamar em veículos rodoviários em nosso continente”, conta Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.
A nova geração de chassis rodoviários pesados Euro 6 da Volvo começa a ser entregue a partir de 2023. Serão versões 4×2, 6×2 e 8×2, nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas. Já na 6×2, é de 24,75 toneladas. Na versão 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.
Segundo a fabricante, os aprimoramentos tornaram o chassi ainda mais conectado, seguro e ambientalmente correto que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são novos, também equipando o consagrado Volvo FH, o caminhão o mais vendido do mercado brasileiro entre todas as categorias.
Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil, observa que “A maior comunalidade com a linha de caminhões da marca contribui para a introdução de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente”.
O motor de 13 litros com emissões reduzidas atende às normas Proconve P8/Euro 6, que vigoram a partir de 2023, possuindo a tecnologia Common Rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética.
Os veículos trazem também a conhecida tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho, com máxima economia.
“Todo o trem-de-força e sua instalação foram projetados para garantir um menor consumo de combustível e um menor número de paradas para manutenção para todo o conjunto”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.
A transmissão dos novos chassis é a renomada I-Shift, que em sua 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.
“Esse conjunto de inovações faz com que os novos chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores, dependendo da topografia e rota. Ou seja: conseguimos conciliar baixas emissões com alta economia, em benefício de nossos clientes e também de todo o planeta”, assegura Paulo Arabian.
Por: Arthur Ferrari, Diário do Transporte.